Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Gorduras trans aumentam agressividade
26 Março 2012

As gorduras trans resultam de processos industriais que são efectuados aos alimentos e que tornam as gorduras muito mais “apetitosas” para o consumidor mas mais perigosas.

Este tipo de gordura inibe a produção de gorduras ómega 3 diminuindo portanto os seus efeitos benéficos.
Um estudo publicado na PloS One estudou cerca de 1000 indivíduos (que não tomavam medicação para colesterol, sem valores elevados de colesterol LDL, sem diabetes, HIV, cancro ou doença cardíaca). Foi avaliada a sua alimentação e parâmetros relacionados com a agressividade. Após verificação de todos os confundidores a relação foi nítida: maior consumo de gorduras trans está relacionado com maior agressividade. Apesar de ser apenas um estudo observacional todos os indicadores apontam para a relação do consumo de gorduras trans e comportamentos mais agressivos.

As gorduras trans encontram-se em alimentos processados: bolachas, batatas fritas, alimentos pré-confeccionados, fritos, produtos de pastelaria, … sempre que possa evite alimentos que no rótulo tragam a informação “gordura hidrogenada” ou “gordra parcialmente hidrogenada”. Evite também fritar com óleos (como o de milho, girassol ou soja)


Nota: Imagem retirada daqui.

Nutrição e Cerebro
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password