Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Ginkgo Biloba – aliado na doença de Alzheimer
26 Novembro 2012

Ginkgo Biloba é uma planta de origem chinesa com muito interesse na saúde.
Na forma de suplemento é largamente usado por todo o mundo e durante o ano de 2012 surgiram várias investigações (por exemplo aqui e aqui) que mostram os seus efeitos benéficos em termos cerebrais.

Numa dessas investigações concluiu-se que o ginkgo biloba - muito utilizado para melhorar a circulação sanguínea - tem um efeito positivo em dois tipos de demência: demência vascular, devido a insuficiente transporte de sangue ao cérebro, e doença de Alzheimer, de origem neurodegenerativa. Em ambos os casos, o Ginkgo Biloba melhorou a função cognitiva, os sintomas neuropsiquiátricos e as funções motoras. Os indivíduos que tomaram suplementação viram melhorias nos seus testes de memória e agilidade mental. No fundo, o que o Ginkgo biloba faz é melhorar a circulação nas áreas afetadas pela doença.

Apesar disto parece não haver evidência que comprove que esta planta ajuda na prevenção de doenças demenciais; pode é ser um bom aliado no tratamento de situações que impliquem a necessidade de melhorar a circulação sanguínea em determinadas zonas do corpo.

Nota: imagem retirada daqui.

 

 


Nutrição e Cerebro
Nutrição na doença
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password