Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Genes associados à obesidade podem influenciar escolhas alimentares
08 Junho 2012

Um estudo publicado em Abril na American Journal of Clinical Nutrition revela que algumas variações em dois genes ligados à obesidade, o FTO e o BDNF, podem ter influência nas escolhas alimentares que contribuem para o desenvolvimento da obesidade.
Os investigadores afirmam que algumas pessoas que apresentam variações nos referidos genes tendem a:
- Fazer mais refeições e lanches;
- Ingerir mais calorias por dia;
- Preferir alimentos com elevado teor de gordura e açúcar.


Comentários:

- Entender de que modo os nossos genes influenciam a obesidade é fundamental para compreender a actual epidemia de obesidade, mas é importante lembrar que alterações genéticas por si só não significam que a obesidade é inevitável. As nossas opções relativamente ao estilo de vida são fundamentais quando se trata de determinar quão magros ou pesados ​​somos, independentemente das características genéticas.
- No entanto, a descoberta deste tipo de marcadores genéticos torna-se uma mais valia nas intervenções para controlo da obesidade em pessoas que são geneticamente predispostas.
- Este estudo é muito importante para percebermos que algumas pessoas obesas não dependem apenas do seu comportamento mas também da sua genética. Cada vez faz mais sentido a consulta de nutrigenética que iniciamos em 2011.

Nota: Imagem retirada daqui.


Nutrigenética e Nutrigenómica
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password