Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Frutose na gravidez pode piorar saúde do fígado
Helena Santos
Frutose na gravidez pode piorar saúde do fígado
20 Agosto 2012

No Nutrition Research de Março deste ano vem descrita uma investigação em animais que nos alerta para o perigo de exageros alimentares na gravidez.

Os investigadores foram testar, por comparação com controlos, alimentação rica em frutose e alimentação baixa em proteínas. Os animais estavam em período de gestação ou amamentação e verificou-se que diversos parâmetros hepáticos pioraram nos animais que fizeram alimentação com mais frutose ou com proteínas a menos. A preocupação eram os lípidos acumulados no fígado, bem como a resistência à insulina.

A frutose e a alimentação pobre em proteínas causaram aumento do volume do fígado, aumento dos valores de triglicerídeos e a prova de tolerância à glicose também piorou. O efeito foi pior para a alimentação rica em frutose. Havendo sempre hipótese de surgir uma diabetes gestacional e isso poder ter implicações para a mãe e para o seu bebé, estas são descobertas que muito contribuem para ajudar as futuras mamãs a delinear um plano alimentar adequado.

Portanto, durante a gravidez não precisa de usar compotas ricas em frutose, bolachas ou outros produtos sem açúcar, pois muitas vezes possuem frutose para adoçar. Leia sempre as listas de ingredientes para conseguir evitar a frutose escondida.  E não esqueça as proteínas (carne/peixe/ovo) pois também lhe são indispensáveis.

Na consulta de Preparação da Maternidade temos todos estes conhecimentos em conta para a ajudar a passar por esta fase tão bonita da vida, da forma mais saudável possível.
 


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password