Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Frutos tropicais usados como aditivos alimentares?!
30 Abril 2011

Devido àevolução das técnicas de conservação, transporte, sistemas decomercialização e consciencialização dos benefícios para a saúde, o consumo e processamento de frutas tropicais está a aumentar emtodo o mundo.  

O estudo de revisão, publicado noFood Research International,sugere a utilização dos subprodutos das frutastropicais (cascas, sementes e mesocarpo - parte comestível do fruto) comoaditivos alimentaresOs autoresexplicaram que as frutas tropicais são ricas em compostos bioactivos, tais comocompostos  fenólicos, carotenóides, vitaminas e fibras alimentares.Na maioria dos casos,estes subprodutos apresentam conteúdosemelhante ou superior em compostos bioactivos comparativamente ao produtofinal. 

Comentários: 

- NAindústria alimentar os aditivos são utilizados, intencionalmente, com afinalidade de conservar, intensificar ou modificar propriedades, semalterar o valor nutricional do produto alimentar. Apesardos aditivos serem adicionados em quantidades mínimas, o seu consumo frequentee prolongado confere ao aditivo um elevado risco para a saúde.

- Esteestudo pretende estimular a utilização dos subprodutos dos frutos tropicais,como antioxidantes, antimicrobianos, aromatizantes, corantes, gelificantes eespessantes. A utilização dos sub-produtos confere também vantagens económicasaos produtores e assume um impacto benéfico sobre o meio ambiente, levando auma maior diversidade de produtos alimentares para o uso humano.

- Actualmente utilizar este tipo de aditivos naturais é uma excelente forma de proteger a saúde humana, o meio ambiente e também...onosso bolso! 

De que estamos à espera  paraos utilizar?! 


Agricultura biológica
Antioxidantes
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password