Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Frutos de polpa branca reduzem risco de AVC
23 Setembro 2011

Um novo estudo desenvolvido na Universidade de Wageningen, Holanda, publicado no Journal of the American Heart Association  comprovou que o consumo de frutas com polpa branca, como a maçã e pêra, pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral - AVC.

 A cor da polpa reflete a presença de fitoquímicos benéficos, como carotenóides e flavonóides.

Para chegar a essas conclusões, os investigadores acompanharam 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65, avaliando tudo o que elas comeram durante 1 ano. Nenhuma delas apresentava histórico de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. Após 10 anos, 233 pessoas tiveram acidentes vasculares cerebrais. Cruzando esse dado com a alimentação dos indivíduos, verificou-se que o risco de acidente vascular cerebral foi 52% menor para as pessoas que comiam uma maior quantidade de polpa branca de frutas e legumes, em comparação com aqueles que não comeram.
Outro dos resultados indicou que cada aumento de 25 gramas na ingestão diária desse tipo de fruta e legume reduz em 9% o risco de AVC. O que significa que uma maçã, que tem em média 120 gramas, diminui cerca de 40% o risco de AVC.

Comentários:
De acordo com os investigadores, uma maçã ou uma pêra por dia é uma maneira fácil de aumentar o consumo de frutas brancas. No entanto, outras frutas e vegetais também protegem contra doenças crónicas, como a banana, a couve-flor, a chicória e o pepino. Por isso, o ideal é incluir uma grande variedade de frutas e legumes numa dieta alimentar equilibrada.

Nota: Imagem retirada daqui.


Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password