Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Falta de vitamina D pode aumentar o risco cardiovascular em diabéticos
23 Novembro 2012

Um novo estudo publicado no Journal of Biological Chemistry doseou os níveis de vitamina D em 43 doentes diabéticos tipo 2 e num grupo de controlo sem diabetes (n=25).

Segundo os resultados os diabéticos que recebem uma quantidade adequada de vitamina D são menos propensos a desenvolver aterosclerose (formação de ateromas – placas – que se  formam na parede dos vasos sanguíneos impedindo o correcto fluxo sanguíneo). 

Segundo os autores, a vitamina D desempenha um papel "chave" na doença cardíaca uma vez que quando os níveis de vitamina D estão baixos um tipo de glóbulos brancos (monócitos) transforma-se em macrófagos e aderem com maior facilidade às células na parede dos vasos sanguíneos. Este facto propicia a acumulação de colesterol dentro dos vasos podendo chegar à obstrução total dos mesmos.

Comentários:

- São já vários os estudos que ligam a deficiência de vitamina D a aumentos de doença cardiovascular e de mortalidade e outros que sugerem que a vitamina D pode melhorar a libertação de insulina do pâncreas e aumentar a sensibilidade à insulina.
- Neste sentido a vitamina D pode ser considerada uma potencial terapêutica para  diminuir a probabilidade destes doentes desenvolverem aterosclerose ou outras complicações vasculares.
- Apanhar sol todos os dias pelo menos 10 a 15 minutos é fundamental para a produção de vitamina D; a ingestão de alimentos como fígado, peixes, ovos possuem alguma vitamina D mas em muitos casos acaba por ser necessário recorrer a suplementação.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password