Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Extacto de brócolos pode ajudar a combater cancro da mama
Núcleo de Nutrição
Extacto de brócolos pode ajudar a combater cancro da mama
04 Abril 2016
Uma das primeiras investigações a verificar o efeito do fitoquímico sulforafano em tecidos de mulheres com cancro da mama, foi feito recentemente (Cancer Prevention Research).

O sulforafano foi muito bem tolerado e diminuiu o crescimento de células cancerígenas, principalmente em estádios iniciais. Este composto existe não só no brócolo, mas também em outros vegetais crucíferos (couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, nabo,…) que há muito se sabe terem um papel importante na prevenção do cancro.

Esta nova investigação sugere que o sulforafano talvez ajude também a atrasar/tornar mais lento o crescimento de células cancerígenas. Juntamente com outras terapias como cirurgia, radio e quimio terapia, o sulforafano pode ser uma mais-valia.  

O primeiro objectivo da investigação foi verificar se o sulforafano seria bem tolerado e se poderia alterar alguns dos mecanismos epigenéticos envolvidos na carcinogénese. Os investigadores ficaram surpreendidos ao ver uma diminuição nos marcadores de crescimento tumoral, o que significa que o composto pode mesmo ajudar a retardar a proliferação do cancro.

54 mulheres foram avaliadas nesta investigação, algumas ingeriram um suplemento placebo e outras um suplemento de sulforafano que correspondeu ao equivalente de 1 chávena de rebentos de brócolo por dia.

O composto inibe as histona deacetilases e este efeito leva à activação de genes supressores tumorais que normalmente estão inactivos em células cancerígenas.
Até esta suplementação ser usada amplamente como forma de tratamento, mais estudos são necessários. Até lá, aumentemos pois a nossa ingestão de brócolos, rebentos de brócolo, couve-de-bruxelas, couve-flôr, repolho.


Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password