Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Exposição a poluentes na gravidez – bebés mais pequeninos
19 Fevereiro 2013

Um estudo publicado este mês na revista Environmental Health Perspectives mostra que quanto maior a exposição a poluentes durante a gravidez, maior é a taxa de bebé com baixo peso à nascença.

O estudo avaliou três milhões de nascimentos em 14 cidades de nove países da América, África do Sul, Europa, Ásia e Austrália, entre 1990 e 2000. Os níveis de poluição do ar dessas mesmas cidades também foram verificados.

Os máximos de poluição do ar estão definidos de forma diferentes de país para país. Nos Estados Unidos, as normas federais limitam a concentração média anual a 12 microgramas/m3, na União Europeia, o limite é de 25 microgramas/m3. Em Pequim foram medidos mais de 700 microgramas/m3!!!!!

Foi considerado um baixo peso à nascença, pesos inferiores a 2,5 kg, o que está relacionado com maior risco de doenças e mortalidade infantil, assim como futuros problemas crónicos de saúde.

Os cientistas constataram que quanto mais alta for a taxa de poluição, mais elevada será a taxa de nascimento de crianças com baixo peso.

Não será viável mudar de cidade porque se decide engravidar, mas é sempre bom ter noção de que todas as campanhas e acções para diminuição da poluição, são mesmo fundamentais! E sempre que tiver a oportunidade de fugir dos ares poluídos e usufruir do ar fresco de zonas florestais por exemplo, faça-o!

Nota: imagem retirada daqui.


Gravidez e amamentação
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password