Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Exposição a Bisfenol A durante a gravidez pode induzir alterações comportamentais nas crianças
23 Novembro 2011
Já desde há muito que vimos a alertar para os perigos do Bisfenol A, um composto presente em diferentes embalagens plásticas. Trata-se de um composto conhecido como disruptor hormonal, ou seja, de certa maneira "simula" a acção das nossas hormonas, confundindo o nosso sistema de comunicação hormonal.

Um dos efeitos descritos neste artigo publicado na edição de Novembro 2011 da Pediatrics, é a nível da alteração do comportamento nas crianças com menos de 3 anos. Os investigadores avaliaram a exposição das grávidas e das crianças ao bisfenol A, tendo este sido detectado em mais de 97% das análises efectuadas. 
 Os investigadores concluiram que a exposição a este composto alterar o correcto neurodesenvolvimento, induzindo alterações no comportamento, em especial nas meninas, nomeadamente um aumento da ansiedade, depressão, e comportamentos hiperactivos. 

Comentários: 
 - elimine ou diminua drasticamente a exposição a este composto, restringindo ao máximo o contacto e o uso de plásticos, nomeadamente com alimentos quentes. Especial cuidado para as grávidas, dado o impacto deste composto no correcto desenvolvimento do bebé. 

Nutrição e Cerebro
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password