Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Estudo indica que risco de AVC pode diminuir com dieta rica em magnésio
Gisela Carrilho
Estudo indica que risco de AVC pode diminuir com dieta rica em magnésio
17 Fevereiro 2012

De acordo com a meta-análise publicada no American Journal of Clinical Nutrition, uma alimentação rica em magnésio pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
 
Esta análise incluiu 7 estudos publicados nos últimos 14 anos, com cerca de 250.000 pessoas dos Estados Unidos, Europa e Ásia, os quais foram seguidos, em média, 11.5 anos.
 
Os resultados demonstraram que para cada 100 mg extras de magnésio consumido por dia, o risco de AVC isquémico (o mais frequente e geralmente causado por um coágulo de sangue) diminuiu 9%. Os investigadores enfatizaram que a análise foi realizada em relação ao consumo de alimentos ricos em magnésio e não em relação à suplementação de magnésio como forma de prevenção de AVC.
 
O magnésio é um mineral fundamental para a saúde, envolvido em mais de 300 reacções enzimáticas vitais necessários para manter a saúde. Muitos destes estão relacionados com a saúde cardiovascular, incluindo a estabilidade do ritmo cardíaco, regulação da pressão arterial e redução da inflamação.

Devemos consumir fontes de magnésio com regularidade, por isso fica novamente o reforço neste sentido: consuma frequentemente legumes de folha verde escura, frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs), leguminosas (grão, feijão, ervilhas, favas, lentilhas) e grãos integrais ricos em magnésio, pois só assim terá acesso a todos os benefícios destes.

Leia mais em:


Nutrição para a saúde
Oleaginosas
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password