Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Estados Unidos eliminam gordura trans dos alimentos processados
Núcleo de Nutrição
Estados Unidos eliminam gordura trans dos alimentos processados
29 Junho 2015
As gorduras trans são prejudiciais à nossa saúde. Aumentam o colesterol LDL (mau colesterol), diminuem o colesterol HDL (bom colesterol), aumentam o risco de doenças cardiovasculares, de diabetes tipo 2 e inflamação. 

Existe naturalmente em pequenas quantidades nas carnes e lacticínios, mas a sua principal fonte são os alimentos industrializados já que a hidrogenação torna o produto mais estável, mais saboroso e mais crocante. Aí em casa pode verificar se os produtos que habitualmente consome possuem as designações "gordura hidrogenada” ou "gordura parcialmente hidrogenada”.

Até agora, as gorduras hidrogenadas eram reconhecidas como seguras em certas quantidades, mas era obrigatória a sua quantificação na rotulagem dos alimentos. Agora, depois de analisar diversos estudos, a FDA (Food and drug administration) decidiu retirar o título de "geralmente reconhecidas como seguras” e exigir que no prazo de 3 anos, nenhum produto apresente este tipo de gordura. 

O objectivo é ajudar na diminuição de doenças cardiovasculares e esperamos que em breve a mesma medida seja tomada na Europa. Reconhecemos que muitas empresas já fizeram esforços para diminuir as gorduras trans (ou hidrogenadas), mas eliminá-las seria ainda melhor.
Já agora, não sendo uma gordura trans, o óleo de palma é um óleo maioritariamente saturado cuja produção está a destruir habitats naturais de forma catastrófica. Não recomendamos por isso alimentos que contenham também este óleo.



Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password