Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Elevado níveis de mercúrio aumenta risco de Diabetes
12 Abril 2013
O mercúrio é um metal tóxico e muito perigoso para a saúde humana e para o ambiente. O organismo humano não tem capacidade de eliminar o mercúrio que entra nos seus tecidos e órgãos.

De acordo com um recente estudo  publicado na Diabetes Care a exposição a quantidades elevadas de mercúrio em adultos jovens aumentou o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Uma vez que a principal fonte de mercúrio é a ingestão de peixe e crustáceos ricos em proteína magra, magnésio e ácidos polinsaturados essenciais ómega-3, a análise nutricional foi complicada dado que indivíduos com elevados níveis de mercúrio apresentaram também estilos de vida mais saudável (menor índice de massa corporal; menor perímetro cintura e maior prática de exercício  o que reflectia um maior consumo de peixe.  

O estudo incluiu 3.875 homens e mulheres e verificou a associação entre os níveis elevados de mercúrio e desenvolvimento de diabetes tipo 2 após controlar factores como o estilo de vida e factores dietéticos que poderiam contrariar os efeitos colaterais do mercúrio.

Comentários:
- Este estudo realça a importância da selecção de peixe evitando os peixes com níveis elevados de mercúrio como o atum, espadarte e peixe-espada preto. As orientações da Food and Drug Administration (FDA) e Environmental Protection Agency (EPA) para o consumo de peixe enfatizam isso, particularmente para mulheres grávidas;  em idade fértil e para as crianças.

Nutrição para a saúde
Tóxicos alimentares
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password