Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Efeito protector do Chá Verde na Demência e no Cancro
28 Janeiro 2011
 De acordo com as ultimas investigações feitas pelos Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, a ingestão regular de chá verde pode proteger o cérebro contra o desenvolvimento de Alzheimer e outro tipo de demências.

O estudo publicado no "Academic Journal Phytomedicine.” revela ainda que o chá verde pode desempenhar um papel vital na prevenção das neoplasias.

São vários os estudos que demonstraram que compostos conhecidos como polifenóis, presentes no chá verde, possuem propriedades neuroprotectoras. Após a ingestão do chá verde, os polifenóis são metabolizados e sofrem transformações que afectam a sua biodisponibilidade e, portanto, a sua eficácia.

Este estudo teve como principal objectivo saber se as propriedades protectoras do chá verde(demonstradas no chá da planta Camellia sinensis) ainda estavam activas após o processo digestivo. Através de uma simulação da digestão gastro-intestinal foi avaliado o efeito protector do extracto de chá-verde contra a citotoxicidade induzida pelos peptídeos β-amilóide e peróxido de hidrogénio nas células neuronais (compostos significativos no desenvolvimento da doença de Alzheimer).

Este estudo demonstrou que durante a digestão do chá verde formam-se compostos químicos mais eficazes contra o desenvolvimento de Alzheimer e com propriedades anti-cancerígenas, diminuindo significativamente o crescimento das células tumorais.
 
 
Comentários:
- É indiscutivel que o chá é uma excelente bebida mas as suas propriedades terapêuticas têm incitado a comunidade cientifica para uma profunda e continua investigação neste campo há mais de uma década. 
- De acordo com a evidência científica da eficácia do chá verde  na prevenção das principais doenças que enfrentamos  na actualidade cabe-nos a nós o papel mais gratificante de aproveitar as qualidades desta bebida milenar

Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password