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Helena Santos
Diminuir consumo de fruta não é solução para diabéticos
12 Março 2013

Um estudo publicado no Nutrition Journal foi verificar se a diminuição do consumo de fruta era benéfica em indivíduos com diabetes tipo 2.
Quando surge o diagnóstico de diabetes tipo 2 surge o medo de tudo o que tem açúcar, mas há que entender a forma correcta de ingerir os alimentos, bem como a diferença entre eles.

O estudo dividiu 63 homens e mulheres em 2 grupos, um dos grupos devia ingerir mais do que 2 frutas por dia e o outro não podia ultrapassar esse limite. Ambos foram acompanhados por nutricionistas. Os resultados mostraram que seguindo um plano alimenta equilibrado em ambos os grupos houve perda de peso e melhoria dos parâmetros associados à diabetes.
Portanto este é um estudo que mostra que não precisa de fugir da fruta, tem é de a saber comer!

A fruta tem açúcar, é verdade! Mas não é o mesmo que açúcar branco que se coloca nos bolos/guloseimas/cafés/chá. Além disso, a fruta fornece vitaminas, minerais e se comida com casca e com outros alimentos a acompanhar (iogurte, nozes, amêndoas, avelãs, queijo fresco,…), a sua absorção será mais lenta.

Se tem diabetes não coma fruta isolada, prefira-a para acompanhar as refeições principais ou simplesmente num lanche junto com um iogurte de soja ou vaca ou com algumas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs). Prefira também a fruta em natureza do que sumos naturais cuja absorção é mais rápida. Faça exercício e tenha uma alimentação variada!


Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
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