Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Dieta rica em fibra pode proteger contra doença diverticular do intestino
29 Julho 2011

A doença diverticular (pequenas bolsas que se formam na mucosa intestinal) afecta o intestino grosso (cólon) e é mais frequente em doentes idosos. Entre os sintomas mais frequentes destacam-se as cólicas, o inchaço, a flatulência, a obstipação e diarreia.

De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, uma elevada ingestão de fibras ajuda a prevenir a doença contribuindo para a redução de1/3 do risco de desenvolver doença diverticular.

O estudo incluiu 47.033 voluntários. Desses, 15.459 seguiam uma dieta vegetariana - rica em fibra. Depois de um acompanhamento de 11 anos, verificaram-se 812 casos de doença diverticular.

Após a consideraração de outros  factores como cigarros, álcool e índice de massa corporal (IMC), a equipa chegou à conclusão que  as pessoas que mantinham uma ingestão relativamente alta de fibras (25 gramas por dia ou mais) tinham menos risco de internamento hospitalar ou morte como consequência da doença, comparativamente aos que comiam pouca fibra (14 gramas por dia ou menos).

Comentários: 
- A prevenção  da doença diverticular, bem como cancro do cólon reside na modificação da dieta alimentar.
- Este estudo vem dar suporte às recomendações de saúde pública, que incentivam o consumo de alimentos ricos em fibras, como pães integrais, cereais integrais, frutas e legumes.
- É indiscutível o papel funcional das fibras alimentares no funcionamento do nosso organismo. Por isso ao aumentar o seu consumo contribuirá activamente, e de forma efectiva, para aumentar e melhorar a qualidade de vida.

Imagem retirada daqui


Nutrição na doença
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password