Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Dieta rica em fibra aumenta a longevidade
18 Março 2011
De acordo com o estudo publicado este mês no Archives of Internal Medicine, indivíduos que consomem uma alimentação rica em fibra possuem maior longevidade.
 
As fibras alimentares mantém o tracto-gastrointestinal a funcionar correctamente diminuindo o risco de várias neoplasias. Para além disso, as bactérias presentes no intestino ao metabolizarem as fibras alimentares produzem várias substâncias, a partir das quais o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças infecciosas e respiratórias diminui. 
 
Este estudo teve a duração de 9 anos e avaliou 219.123 indivíduos entre os 50 e 71 anos de idade. Os resultados obtidos indicam que a incidência de óbitos foi  inferior 22% nos indivíduos que ingeriram no minimo 26 gramas de fibra/dia em relação aos que consumiam apenas 13 gramas ou menos.
 
 
Comentários:
É indiscutível o papel funcional das fibras alimentares no funcionamento do nosso organismo. Para aumentar o seu consumo basta incluir diariamente na sua alimentação: sopa, legumes ou salada; leguminosas, fruta fresca (preferencialmente biológica - livre de qualquer tipo de quimicos podendo de forma segura ingerir a casca de alguns frutos); cereais integrais, oleaginosas e sementes.
Assim, contribuirá activamente, e de forma efectiva, para aumentar  e melhorar a qualidade do tempo de vida.

Flora intestinal e probióticos
Nutrição e envelhecimento
Nutrição na doença
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password