Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Dieta ocidental aumenta risco de declinio da função renal
25 Março 2011
Novas evidências científicas sugerem que a prática de uma dieta ocidental (rica em carnes vermelhas e processadas, gorduras saturadas e doces) aumenta o risco de declínio da função renal. De acordo com o estudo publicado no American Journal of Kidney Disease a ingestão de mais cereais integrais, frutas, legumes e lacticínios baixos em gordura oferece protecção da função renal.
  Os investigadores analisaram o efeito de três padrões alimentares diferentes – dieta ocidental, dieta "equilibrada" e a dieta  DASH (abordagem dietética para a hipertensão arterial) sobre a função renal de 3.121 mulheres. As mulheres eram participantes do Nurses Health Study. A dieta DASH dá ênfase à ingestão de frutas, vegetais e lacticínios baixos em gordura e é pobre em gordura saturada, gordura total e colesterol. Uma dieta equilibrada caracteriza-se pela a abundância de vegetais, frutas, cereais integrais, aves e peixes.  
A função renal foi avaliada por dois métodos diferentes: taxa de filtração glomerular (TFG), que mede o quão bem o rim filtra o sangue e presença de microalbuminúria, proteína urinária que é um marcador de doença vascular e inflamação.
 
Os resultados revelaram que a dieta ocidental foi associada ao aumento dos níveis de albuminúria e aumento do risco de diminuição da TFG.
 
Comentários:
O rim é um órgão altamente vascularizado, por isso não ficamos surpresos ao ver que a dieta ocidental, que tem sido associada com um risco aumentado de doença cardiovascular, é também associada com declínio da função renal ao longo do tempo.
Esta investigação, juntamente com outras pesquisas, acrescenta a evidência crescente de que a albuminúria, que é amplamente considerada como uma reflexão inicial da doença vascular, pode ser influenciada pela dieta alimentar. 

Nota: imagem retirada daqui

Nutrição na doença
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password