Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Dieta Mediterrânea na prevenção do risco cardiovascular
01 Março 2013

De acordo com um recente estudo publicado no New England Journal of Medicine o padrão alimentar de uma dieta mediterrânea é tão eficaz quanto a utilização das estatinas na prevenção de ataque cardíaco. O estudo indica que a ingestão de nozes e azeite pode reduzir até 1/3 o risco de sofrer um ataque cardíaco, um derrame e a taxa de mortalidade em pessoas com elevado risco cardiovascular.

São vários os estudos que comparam os efeitos benéficos deste tipo de dieta em pessoas após terem sofrido um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. No entanto, este estudo foi o primeiro a testar os efeitos num grupo de elevado risco. Nesta investigação foram recrutados aleatoriamente 7.447 pessoas, dos 55 aos 80 anos com excesso de peso, fumadores e com diabetes ou outros factores de risco para doenças cardíacas.

Aqueles que seguiram a dieta mediterrânea ingeriram 5 porções de frutas e vegetais e peixe 3 vezes por semana e receberam diariamente azeite extra virgem ou nozes. Para além disso, foram incentivados a ingerir carne branca ao invés de vermelha, e leguminosas pelo menos 3 vezes por semana e os participantes que bebiam foram induzidos a tomar pelo menos 1 copo de vinho por dia com as refeições principais.
Paralelamente foram aconselhados a evitar biscoitos, doces e bolos, e limitar o consumo de alimentos lácteos e carnes processadas.

No final as pessoas que seguiram a dieta de estilo mediterrâneo eram 30% menos propensas a sofrer um ataque cardíaco, derrame ou morte relacionada com eventos cardíacos. 

Comentário:
- A alimentação é uma ferramenta poderosa que está a alcance de todos nós usar e se alimentação mediterrânica faz bem ao seu coração porque não segui-la?! 

Nota: imagem retirada daqui.


Dieta mediterranica
Nutrição para a saúde
Oleaginosas
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password