Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Dieta alimentar com baixo teor em hidratos de carbono pode reduzir o risco de cancro
24 Junho 2011

De acordo com um estudo publicado na Cancer Research, uma dieta alimentar com baixo teor em hidratos de carbono(HC) pode reduzir o risco de desenvolver cancro e atrasar o crescimento de cancros pré-existentes..

Tendo em conta que as células neoplásicas necessitam de maior quantidade de glicose para se desenvolverem, os investigadores foram avaliar a taxa de crescimento de cancro  com uma dieta de baixo teor em HC por comparação com uma dieta de alto teor em HC. 

Utilizaram dietas isocalóricas, ou seja, na dieta baixa em HC aumentaram a quantidade proteína (com efeitos imuno-estimulante) invés de aumentar os níveis de gordura (promotor do desenvolvimento do tumor).

Concluiram que os tumores se desenvolveram mais lentamente com dietas baixas em HC. Além disso, a dieta baixa em HC conduziu a níveis mais baixos de glicemia e insulinémia (sendo a insulina uma hormona associada à promoção do crescimento tumoral).

Comentários:
- Este estudo mostra que algo tão simples como uma mudança na dieta pode ter um impacto no risco de desenvolver cancro.
- A alimentação actual rica em: hidratos de carbono refinados e açúcar são um exemplo perfeito de uma dieta que aumenta significativamente a inflamação silenciosa, como todos os processos inflamatórios (dolorosos) já existentes. Tal como já tinhamos referido a inflamação silenciosa aumenta significativamente o risco de cancro.
- As doenças actualmente mais mortais estão associadas às nossas escolhas alimentares e por isso aquilo que escolhemos comer vai influenciar de forma significativa a nossa saúde
- É por isso que nas nossas consultas de nutrição estamos mais preocupadas com a qualidade e a proporção dos alimentos que ingere, do que no valor calórico total ingerido.

Nota: Imagem retirada daqui


Nutrição e inflamação
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password