Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Desnutrição Materna pode alterar a expressão genetica do bebé
20 Julho 2011

Estas são as conclusões apresentadas recentemente num estudo publicado no The FASEB Journal.
 
Segundo os investigadores, mediantes estudos em animais, uma dieta hipoproteica durante a gestação pode alterar a expressão da leptina - uma hormona fundamental no controlo de inumeras funções do organismo, quase todas relacionadas com o controlo do peso, do apetite e do metabolismo em geral. 
 
Comentários:
 - Ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas estudos deste género vão elucidando cada vez a importância de uma correcta alimentação durante a gestação e antes mesmo de engravidar, para "preparar o organismo da mulher para as primeiras semanas de gravidez, quando as divisões celulares são de extrema importância, e onde a maior parte das mulheres desconhece ainda que está gravida.
- Este tipo de estudos vêm revelar a importancia da alimentação na expressão genética - uma área de estudo desta nova ciencia chamada Nutrigenómica. O que se vem a descobrir, é que a alimentação altera a maneira como os nossos genes são "lidos", sendo capaz de calar ou silenciar determinados genes. Ou seja, nascer com determinada característica genetica por não ser sinónimo de virmos a manifestar essa mesma característica.
 - Actualmente, através de uma análise de nutrigenética é possivel fazer já determinadas recomendações nutricionais adaptadas ao perfil genético do indivíduo. Sem duvida que ainda há um longo caminho a percorrer, mas já se sabe bastantes coisas, capazes de influenciar a nossa saude futura.


Nutrigenética e Nutrigenómica
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password