Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Crianças portuguesas andam a consumir leite a mais
05 Novembro 2013

De acordo com os dados do estudo "EPACI - Estudo do Padrão de Alimentação e de Crescimento na Infância", que foi apresentado na passada sexta-feira em Lisboa, as crianças portuguesas entre os 12 meses e os três anos consomem mais do dobro das proteínas recomendadas, sobretudo devido a um excesso de leite de vaca.

Este estudo avaliou durante o ano de 2012, os hábitos alimentares de crianças portuguesas entre os 12 e 36 meses e verificou um consumo de energia superior às recomendações e um consumo de proteína de mais do dobro do recomendado.
De acordo com os investigadores envolvidos, entre os 12 e os 36 meses, 300 a 500 mililitros de leite e derivados, já incluindo iogurtes e queijo, são mais do que suficientes.

Outro dos problemas detetados diz respeito ao açúcar: 17% das crianças portuguesas com 18 meses consome refrigerantes diariamente e o consumo diário de sobremesas é também elevado.

Das 2.232 crianças avaliadas, 31,4% apresentava excesso de peso e 6,5% eram obesas.

A realidade portuguesa também tem aspetos positivos: uma grande percentagem de crianças dos 12 aos 36 meses consomem diariamente fruta fresca (93%) e sopa (96%), embora apenas metade atinja a recomendação de cinco porções de frutos e hortícolas por dia. 90% das mulheres portuguesas amamenta os filhos.

Tendo noção do panorama nacional há que atuar nos pontos menos bons para conseguir melhorar cada vez mais a alimentação das nossas crianças e combater o excesso de peso que desde tão cedo é notório.


Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password