Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Crenças sobre causas da obesidade influenciam o peso e o comportamento alimentar
21 Junho 2013

De acordo com um recente estudo publicado no Psychological Science  as crenças individuais sobre as causas da obesidade podem influenciar significativamente o comportamento alimentar e conduzir a um aumento do IMC (Índice de Massa Corporal).

Os autores realizaram uma série de estudos em cinco países de três continentes. Segundo a investigação, os indivíduos que consideram uma "alimentação descuidada” como sendo a causa da obesidade, tendem a comer menos chocolate, e ter um menor IMC. Já aqueles indivíduos que acreditam que a causa principal da obesidade é a "falta de exercício", comem mais chocolate e possuem um maior IMC.

Uma das possíveis explicações para essa diferença é que os indivíduos que crêem na origem da obesidade como sendo a falta de exercício acabam por ter menos cuidado com a alimentação, passando a consumir maior quantidade de alimentos calóricos, e ganham significativamente mais peso.

Comentários:
-
Estes dados sugerem que qualquer intervenção para reduzir os índices de obesidade na população devem ter em consideração o impacto das crenças individuais na modulação do comportamento alimentar.Claro que cada caso é um caso, e quando falamos de obesidade ainda mais importante se torna o tratamento individualizado.É por esse motivo que nas nossas consulta do Programa Emagrecer para além do apoio nutricional incluímos o apoio imprescindível da Psicologia e do Nutrition Coach ou Life Coach.

Nota: imagem retirada daqui.


Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password