Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Cozinhar com óleos vegetais não é bom!
Núcleo de Nutrição
Cozinhar com óleos vegetais não é bom!
08 Fevereiro 2016
Nós já tínhamos dado a nossa opinião diversas vezes sobre este assunto e nunca recomendamos que nada fosse cozinhado com óleos vegetais (soja, girassol, milho).

O Professor Martin Grootveld liderou uma investigação em que voluntários tinham que cozinhar com diversos óleos, manteiga, banha ou azeite e enviar os restos de óleo usado para o laboratório.
As conclusões não foram de todo surpreendentes para nós.

Os óleos vegetais de milho, soja ou girassol não são apropriados para cozinhar. Os óleos decompõem-se com a temperatura, originando compostos cancerígenos.

Por exemplo o típico «fish and chips» britânico (peixe frito com batatas fritas), cozinhado em óleo vegetal, contém entre 100 a 200 vezes mais aldeídos tóxicos do que o limite diário considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde. Isto é inaceitável!

Banha e manteiga são gorduras saturadas que não deve usar com exagero mas que aguentam bem a temperatura usada. Azeite, óleo de amendoim e óleo de coco também aguentam relativamente temperaturas mais altas.

Assim, cozinhe sempre com azeite, eventualmente use as outras opções que também aguentam temperaturas elevadas, mas nunca aqueça óleos vegetais como os de girassol, soja e milho. Frite o mínimo possível!



Prevenção do cancro
Tóxicos alimentares
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password