Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
“Contagem de calorias tornou-se inútil”
28 Março 2011
"Calorie counting has become unhelpful". Esta foi a expressão utilizada por David Kirchhoff, director da maior empresa a nível mundial, dedicada à perda de peso (Weight Watchers).
 
“Termos 100kcal de bolachas e 100 kcal de fruta e acharmos que terão o mesmo efeito metabólico, só nos mostra o quanto estamos errados”.

Não poderíamos estar mais e acordo com estas palavras.
Mais do que olhar para contagem calórica interessa ter em conta a qualidade dos alimentos ingeridos e o perfil de cada indivíduo.

A propósito, num estudo com 73 obesos publicado no Journal of the American Medical Association, foi detectado que a resposta a diferentes tipos de dietas era diferente para:
- Indivíduos que segregam muita insulina: acumulam mais gordura na barriga – forma de maçã – obesidade andróide),
- Indivíduos que segregam menos insulina (acumulam mais gordura na anca – forma de pêra – obesidade ginóide).

Na obesidade andróide (mais libertação de insulina), a perda de peso foi maior e mais consistente ao longo do tempo, com planos alimentares de baixo índice glicémico, do que com planos pobres em gordura. Na obesidade ginóide não se notaram estas diferenças de efeito entre os tipos de alimentação. Este tipo de obesidade necessita por isso de outro tipo de abordagem.

Comentários:
- É precisamente por causa disto que no Programa Emagrecer não nos preocupamos só com calorias. Precisamos de conhecer a individualidade bioquímica de cada um para poder optar pela alimentação mais adequada.
- A avaliação neuroendócrina utilizando o exame EIS – Esteck é um dos exames que usamos para um estudo mais aprofundado de cada situação

Nota: imagem retirada daqui 

Obesidade
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password