Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Consumo de leite na adolescência não diminuiu o risco de fraturas
Helena Santos
Consumo de leite na adolescência não diminuiu o risco de fraturas
23 Dezembro 2013

Uma investigação publicada no JAMA Pediatrics verificou que o consumo de leite na adolescência não é assim tão benéfico quanto se pensa, no que diz respeito a fraturas.

Investigadores da Universidade de Harvard analisaram mais de 96.000 homens e mulheres ao longo de mais de 22 anos. Durante esse período ocorreram 1.226 fraturas em mulheres e 490 em homens.

Depois da análise dos dados concluiu-se que o consumo de leite na adolescência, entre os 13 e 18 anos, foi associado a um aumento do risco de fraturas da anca nos homens. Foi verificado ainda que, por cada copo de leite diário adicional ingerido, o risco aumentava em cerca de 9%.

A associação entre o consumo de leite e a ocorrência de fraturas nos homens foi parcialmente influenciada pela altura dos participantes. No entanto, esta associação não foi observada no caso das mulheres.

Na opinião dos investigadores devem ser realizados mais estudos, de modo a clarificar o papel do consumo de leite na adolescência, bem como da altura, na prevenção do risco de fraturas na idade adulta.

Continuamos a incentivar o consumo de cálcio sem ser só pelo consumo de lacticínios.

Veja aqui alimentos que devem fazer parte da sua lista de compras para ossos fortes.


Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password