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Consumo de legumes e frutas diminuiu a fragilidade de idosos
Núcleo de Nutrição
Consumo de legumes e frutas diminuiu a fragilidade de idosos
08 Agosto 2016
Que legumes e frutas fazem bem já se sabe. Mas não havia ainda nenhum estudo que tivesse verificado o que se passa com a comunidade mais idosa em resposta à sua ingestão.

Os investigadores do estudo que falamos hoje, avaliaram 3 Coortes com 581, 1872 e 473 participantes. Foi avaliada a ingestão alimentar de todos bem como examinada a sua fragilidade/debilidade

Durante o follow up de 2.5 anos (em média), 300 incidentes relacionados com a fragilidade ocorreram. Os resultados mostraram que quem consumiu 2, 3, 4 ou 5 porções de fruta e vegetais por dia tiveram resultados melhores que quem consumiu apenas 1 porção por dia ou nenhuma. Uma relação inversa foi encontrada com entre o consumo de fruta e o risco de exaustão, baixa actividade física e baixa velocidade ao andar (quanto maior o consumo, menor o risco) e também para vegetais, se verificou que quanto mais vegetais consumiram os participantes menor o risco de exaustão e de perda de peso não intencionada.

As associações mais fortes foram para 3 porções de fruta por dia e 2 de vegetais o que corrobora o "5 a day” que é recomendado para todos.


Nutrição para a saúde
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