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Consumo de iogurte pode diminuir o risco de diabetes tipo 2
Núcleo de Nutrição
Consumo de iogurte pode diminuir o risco de diabetes tipo 2
04 Maio 2015
Investigadores da Universidade de Cambridge levaram a cabo uma investigação que mostrou que comer mais iogurte pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. No estudo foi encontrada uma associação e não causalidade, mas são informações importantes e que podemos pôr já em prática.

O estudo foi feito a partir de uma base de dados de mais de 25 mil homens e mulheres do Reino Unido. Comparou-se uma descrição detalhada da alimentação de 753 indivíduos que desenvolveram diabetes tipo 2 ao longo de 11 anos de acompanhamento com 3502 participantes que não desenvolveram a doença. 

O estudo descobriu que o consumo de iogurte, comparado com o "não consumo” pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 28% e que o consumo maior de lacticínios com baixo teor de gordura (4 vezes por semana ou mais), incluindo todas as variedades de iogurte e queijos com pouca gordura, reduz o risco de diabetes em 24%.

O consumo total de leite e de queijo não foi associado significativamente com o risco de diabetes. 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, em 2035 o número de diabéticos tipo 2 subirá para 592 milhões de pessoas. É por isso uma doença à qual importa dar muita atenção.
Para além de sabermos que temos de controlar a ingestão de açúcar, é importante saber quais os alimentos que nos podem ser benéficos. No caso do iogurte, fornece-nos cálcio, magnésio, vitamina D e promove  a proliferação de bactérias benéficas no intestino.

Prefira os iogurtes naturais, ou no caso de não conseguir comer totalmente natural, misture um pouco de um iogurte de aromas, canela ou até polpa de fruta feita em casa. Junte a este iogurte oleaginosas, sementes e cereais integrais – por exemplo para um bom lanche ou pequeno-almoço. Atenção ao rótulo! Há iogurtes com açúcar a mais, compare e escolha os naturais ou os que possuem menos açúcar.


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