Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Consumo de carne associada a prevalência de conjuntivite em mulheres grávidas
23 Outubro 2012

A gordura alimentar exerce um grande efeito nas vias inflamatórias e imunológicas. Existem muitos estudos que verificaram a relação entre ingestão de gorduras e a existência de rinite alérgica, mas nem sempre as conclusões foram claras. Um estudo recente do Nutrition Journal (Nutrition Journal 2012, 11:19) verificou essa relação em mulheres grávidas japonesas.
Foram avaliadas 1745 mulheres grávidas. A definição de rinoconjuntivite foi baseada nos critérios internacionais e a informação de alimentação foi recolhida em questionários auto-administrados. Foram tidos em conta diversos confundidores e as conclusões demonstraram que quanto maior a ingestão de carne, maior a prevalência de rinoconjuntivite. Não foram encontradas associações para peixe, nem para cada tipo de ácido gordo isoladamente.
Assim, refeições com peixe e refeições vegetarianas completas em termos proteicos (cereal + leguminosa) parecem ser mais benéficas para mulheres grávidas com tendência para inflamação superior, do que refeições de carne. Mais uma vez na variedade é que está o benefício.

Nota: imagem retirada daqui.


Gravidez e amamentação
Nutrição e inflamação
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password