Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Consumo de alimentos com elevado indice glicémico e lacticínios associados à Acne
Gisela Carrilho
Consumo de alimentos com elevado indice glicémico e lacticínios associados à Acne
22 Fevereiro 2013

De acordo com um recente estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, os investigadores sugerem que médicos dermatologistas devem trabalhar em parceria com os profissionais de nutrição para ajudar os doentes que sofrem de acne.
 
A Acne mais conhecida como a "espinha” ou borbulha que aparece essencialmente na cara, pescoço, costas e peito é provocada pela produção excessiva de sebo e pela acumulação de células mortas nos poros causando a obstrução dos mesmos e levando ao aparecimento de pontos brancos inflamados.

A produção de sebo está, habitualmente, relacionada com alterações hormonais que segundo os autores explicaria cerca de 80% dos casos que sofrem com o problema. No entanto, desde o século XIX, várias pesquisas têm associado a acne ao consumo de certos alimentos como o chocolate, bolos, doces e alimentos refinados como batatas e arroz branco que são alimentos com alto índice glicémico (cujo açúcar é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea).

Este tipo de alimentos podem ter influência sobre a pele dadas as alterações hormonais que provocam, uma vez que se verifica um pico de insulina no organismo que pode estimular a produção de sebo.

O leite, é outro alimento, apontado como causa do agravamento da acne pela presença de certas hormonas e as glândulas da pele contêm enzimas que convertem essas hormonas aumentando a produção de sebo. O leite aumenta também o IGF-1, que se traduz por um aumento da oleosidade, causando o aparecimento da acne.

O leite contém ainda estrogénio, progesterona, precursores de androgénios e esteróides 5a-redutase-dependentes, alguns dos quais estão envolvidos na formação de comedões os chamados cravos.

Comentários:

  •  As alterações causadas pelo consumo de alimentos de alto indice glicémico e lacticínios têm um forte impacto no aumento de risco de desenvolvimento e agravamento da Acne. Sendo fundamental a alteração dos hábitos alimentares como prevenção e durante o tratamento.

Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password