Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Composto presente nos brócolos evita a progressão de artrite
30 Agosto 2013

De acordo com um recente estudo da Universidade de East Anglia (UEA), no Reino Unido, o Sulforafano - composto encontrado nos brócolos, previne a destruição da cartilagem na articulação associada à osteoartrite dolorosa e incapacitante.

Os investigadores descobriram que ratos alimentados com uma dieta rica no composto apresentaram, significativamente, menos lesões na cartilagem e osteoartrite do que aqueles que não receberam a substância.
O sulforafano é libertado quando comemos vegetais crucíferos, como couve-de-bruxelas, couve-roxa, couve-lombarda, couve-flor e couve-coração, mas especialmente brócolos.

Estudos anteriores sugeriram que o sulforafano tem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias, mas este é o primeiro estudo sobre os seus efeitos na saúde das articulações.
A equipa demonstrou que o sulforafano bloqueia as enzimas que causam a destruição articular, bloqueando uma molécula-chave conhecida por causar inflamação.

Comentários:
- Depois da sua clara associação na prevenção do cancro, os vegetais cruciferos ganham agora novo estatuto na prevenção da osteoartrite


Antioxidantes
Nutrição e inflamação
Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password