Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Comer ovos não aumenta o risco de ataque cardíaco
Núcleo de Nutrição
Comer ovos não aumenta o risco de ataque cardíaco
21 Março 2016
Investigadores finlandeses publicaram no American Journal of Clinical Nutrition uma investigação que mostrou que comer um ovo por dia não aumentava o risco de ataque cardíaco.
Um polimorfirmo muito comum na Finlândia (APOE4) determina que os níveis de colesterol da alimentação podem fazer mais diferença (em termos de risco cardiovascular) nas pessoas que o possuem. Pelo menos em teoria.

1032 homens foram seguidos durante 21 anos e 32.5% possuía o alelo APOE4. Durante este período 230 homens tiveram um enfarte do miocárdio.

A quantidade total de colesterol ingerido não foi associada a maior risco de desenvolvimento de enfarte, assim como o consumo de ovos – nem na população total do estudo, nem nos indivíduos com o alelo APOE4. Os participantes que mais colesterolconsumiram, consumiam em média 520mg de colesterol (no total) e um ovo por dia. Um ovo tem cerca de 220mg de colesterol.

Assim, um ovo no seu pequeno-almoço ou como substituto da carne/peixe no seu almoço/jantar é uma óptima ideia! Não precisa de ter medo de comer ovos.


Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password