Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Cogumelos podem trazer benefícios em casos de cancro
14 Setembro 2012

Investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, publicaram um estudo no Jornal Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Volume 2012), onde descobriram que um composto derivado do cogumelo Coriolus Versicolor  aumenta a sobrevivência de cães com cancro. O Coriolus Versicolor, conhecido como o cogumelo Yunzhi, tem sido usado há mais de 2 mil anos na medicina tradicional chinesa. O composto do cogumelo que se acredita ter propriedades imunes é polissacárido péptido-PSP. Nas duas últimas décadas, estudos têm sugerido que a PSP tem também um efeito anti-tumoral.

Foram utilizados animais com hemangiossarcoma de ocorrência natural, um cancro agressivo e invasivo que surge a partir das células do sangue e geralmente afecta o baço. Todos os meses  os cães eram monitorizados através da recolha de amostras de sangue e realização de ultrassonografias para determinar a extensão dos tumores. Com base nos parâmetros finais, nomeadamente a rapidez com que os tumores progrediram, o tempo de vida  dos cães e a ausência de efeitos secundários sugerem que o composto foi eficaz na luta contra os tumores. Segundo os autores, o PSP talvez possa ser utilizado como uma alternativa viável ou complementar à quimioterapia  tradicional em diferentes tipos de cancro para os seres humanos.

Comentários:

- O interesse e a utilização dos cogumelos comestíveis tem aumentado dia após dia, devido seu sabor na culinária e ao seu valor nutricional. Existem muitas espécies de cogumelos que apresentam propriedades medicinais devido à presença de determinados compostos activos com evidências científicas de modulação no sistema imunitário, anti-colesterolémico,anti-inflamatório e hipotensor. As quantidades e modo de preparação para uma melhor  biodisponibilidade dos compostos activos ainda estão em estudo. No entanto, sai assim reforçado o interesse  deste alimento como alimento funcional devendo ser uma opção para incluir nas práticas alimentares.

- Sugestão de receita, aqui.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password