Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Coenzima Q10 pode aumentar o potencial anti-inflamatório da dieta Mediterrânica
27 Janeiro 2012
Um recente estudo publicado no The Journals of Gerontology  mostrou que a dieta mediterrânica associada à suplementação de coenzima Q10 modula a resposta inflamatória e o stress do retículo endoplasmático em idosos.

A Coenzima Q10 é um antioxidante que reduz o stress oxidativo e tem papel fundamental na bioenergética mitocondrial, isto é, desempenha um papel essencial na capacidade celular de produzir ATP, quer dizer, de produzir a energia para uso das próprias células do nosso corpo.
Este estudo envolveu indivíduos idosos (≥65 anos) que foram randonizados e que receberam três dietas isocalórica durante 4 semanas:
- Grupo1:  dieta mediterrânica suplementada com CoQ10 (200 mg/dia, em cápsulas)
- Grupo2:  dieta mediterrânica apenas com cápsulas placebo;
- Grupo 3: dieta rica em gordura saturada

Os investigadores avaliaram a extensão das lesões no DNA, bem como os níveis de expressão de genes e proteínas relacionadas com reparação do DNA, como a proteína p53.

Os indivíduos que receberam uma dieta rica gordura saturada induziram o aumento do stress oxidativo  apresentando um maior nível pós-prandial do marcador de lesão do DNA, o 8-OHdG. A suplementação com CoQ10 actuou em sinergia com a dieta mediterrânica na redução da activação e estabilização da proteína p53 em resposta aos danos do DNA produzidos pelo stress oxidativo.

Comentários:

- Estes dados reforçam o conceito já adquirido que o consumo da dieta mediterrânica protege o DNA dos danos oxidativos e adicionam a informação que essa protecção é reforçada pela suplementação com CoQ10. Este modelo fornece fundamentação para a terapêutica adequada em doenças associadas ao aumento do stress oxidativo, como são exemplo as doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e o próprio processo de envelhecimento.

Nota: Imagem retirada daqui.

Antioxidantes
Dieta mediterranica
Nutrição e inflamação
Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password