Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Nutrição Funcional
Cirurgia de bypass gástrico pode aumentar risco de defeitos do tubo neural
29 Outubro 2010
 Uma gravidez após a realização de um bypass gástrico é sem dúvida de maior risco, pois esta cirurgia induz malabsorção de inumeros nutrientes essenciais. 

O ácido folico antes da concepção e nas primeiras fases da gestação é essencial para a prevenção de defeitos do tubo neural, uma situação grave para o bebé. Não é de estranhar que este tema tenha feito parte da Conferencia Nacional da Academia Americana de Pediatria, realizada entre 2 -5 Outubro de 2010, em São Francisco.  

Segundo os autores desta conferência, estão a aumentar o número de bebés que nascem com defeitos do tubo neural, nascidos de mulheres que realizaram esta cirurgia.

Comentários:
 - esta cirurgia, além de induzir inúmeras deficiências nutricionais, altera também a digestibilidade dos alimentos, interferindo com a consituição da flora intestinal, e aumentando as hipóteses de lesão da mucosa intestinal. 
- actualmente esta cirurgia é efectuada sem considerar estes pontos, que para nós são de extrema importância, e que talvez venham explicar porque é que nem todas as pessoas submetidas a esta cirurgia atingem o peso desejado, e algumas delas inclusivé voltam a aumentar de peso. 
-  Já tinhamos publicado algumas consequências desta cirurgia, mas a verdade é que ninguém sabe a totalidade de efeitos secundários a longo prazo de uma cirurgia deste tipo...

Obesidade
Publicado por:
Nutrição Funcional
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password