Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Chocolate pode fazer parte da alimentação saudável … em moderação!
Helena Santos
Chocolate pode fazer parte da alimentação saudável … em moderação!
19 Novembro 2013

É impressionante como cada um conta a história à sua maneira e quando surge um estudo que pode dar a entender algo que parece ser apetecível, muitas vezes os estudos são distorcidos.

Foi mais ou menos o que se passou com uma investigação da Universidade de Granada. Nesta investigação foram avaliados os hábitos alimentares de quase 1500 adolescentes entre os 12 e os 17 anos.

Verificou-se que os que mais comiam chocolate não tinham gordura abdominal ou corporal total, a mais, mesmo depois de serem tidos em conta diversos confundidores como sexo, idade, maturidade sexual, ingestão energética total, ingestão de gorduras saturadas, fruta e verdura, consumo de chá ou café, e nem sequer da atividade física.

Ora em 1500 adolescentes verificou-se isto e os títulos das notícias vão desde: "Estudo espanhol demonstra que comer chocolate não engorda” a "Comer mais chocolate ajuda a perder peso”.

É preciso ter cuidado com a interpretação, os próprios autores do estudo dizem que recentes estudos sugerem que o consumo de chocolate se associa com um menor risco de transtornos cardiometabólicos e que o chocolate é um alimento rico em flavonóides (especialmente catequinas), que proporcionam múltiplas propriedades benéficas.

O chocolate mais rico em catequinas é o chocolate preto, ou pelo menos quanto mais preto mais catequinas tem. Este estudo não contradiz que quantidades excessivas de chocolate cheio de açúcar seja mau para a saúde. Aliás, os próprios investigadores defendem que o seu consumo deve ser moderado.

Por isso, se gosta de chocolate (quanto mais preto melhor) saiba que pode conseguir manter o seu peso mesmo comendo chocolate, mas claro que tudo com conta peso e medida. Afinal de contas somos todos diferentes!

Veja mais sobre chocolate preto aquiaqui e aqui.


Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password