Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Chá verde pode reduzir o nível de açúcar no sangue
16 Novembro 2012

De acordo com o recente estudo publicado no Molecular Nutrition & Food Research os animais que receberam um composto presente no chá verde, designado epigalocatequina-3-galato (EGCG) apresentaram uma redução significativa no aumento do nível de açúcar no sangue. Este pico foi cerca de 50% menor do que o aumento do nível de açúcar no sangue de animais que não receberam o EGCG. A dose que foi dada de EGCG foi equivalente a uma chávena e meia de chá verde.

De acordo com os resultados o EGCG foi mais eficaz quando o composto foi dado simultaneamente com amido de milho. O EGCG não teve efeito significativo nos animais alimentados com glicose ou maltose. A explicação parece estar associada à forma como o corpo converte o amido em açúcar. A enzima chamada alfa-amilase produzida na boca e no pâncreas ajuda a quebrar o amido em maltose e glicose. O EGCG pode inibir a capacidade das enzimas para decompor o amido, dado que neste estudo o EGCG reduziu a actividade da alfa-amilase no pâncreas em 34%.
Conclui-se também que este efeito do chá verde é mais marcante se for consumido com alimentos ricos em amido em simultâneo (por ex.pão escuro com chá).

Neste contexto verificou-se que ao adicionar açúcar ao chá verde pode-se anular o efeito que este terá em limitar o aumento do nível de glicose no sangue.

Comentários:
- Sabemos que as catequinas do chá verde que são da família dos polifenóis, com forte acção antioxidante e actuam de forma benéfica em várias doenças crónicas como a Diabetes Mellitus. Os estudos científicos indicam que existe um potencial terapêutico do chá verde sugerindo-nos o “consumo regular desta bebida quando incluída numa dieta normal e equilibrada”.


Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password