Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Cereais de pequeno almoço podem ter mais açucar que guloseimas...
21 Dezembro 2011
Quando alguém sugere dar guloseimas (como chocolates, ou gomas) às crianças, como pequeno almoço, todos consideramos ser um loucura... mas a verdade é que muitos pais os fazem sem se aperceberem disso...

Segundo uma análise de uma organização americana chamada Environmental Working Group, que analisou 84 marcas de cereais de pequeno almoço, chegou à conclusão que algumas delas tinham mais açucar que os chocolates ou outras guloseimas. 

Só a titulo de exemplo, 56% do peso dos cereais Honey Smacks da Kellogg´s são açucar, ou seja, imagine o prato do seu filho quando lhe dá esses cereais e visualize a quantidade de açúcar presente: um pouco mais de metade. Alguma vez daria essa quantidade ao seu filho, e ainda por cima todos os dias? Julgo que não... 

E a lista continua... (pode ver aqui a lista completa dos cereais analisados - pode ir directamente à pagina 19 e na tabela ver o nome do cereal e depois a quantidade de açucar em gramas). 

E alertamos para outro facto: estas análises são feitas para as doses de consumo recomendadas, que normalmente são apenas de 30g de cereais... já alguma vez pesou os cereais para perceber a que quantidade corresponde? Normalmente são apenas 2 - 4 c. sopa rasas... Por isso sugerimos um exercicio: 
    - comece por pesar a quantidade de cereais que o seu filho consome de manhã (ou caso não possa, simplesmente veja a quantas colheres de sopa corresponde e lembre-se que uma dose é de aproximadamente 3 colheres de sopa rasas). 
    - agora que já se apercebeu da quantidade de doses que está a dar ao pequeno almoço, procure os cereais na lista elaborada pelo Environmental Working Group... e aí terá a noção da quantidade de açucar que o seu filho consome apenas de manhã. 
   - e se quiser saber ainda mais, multiplique esse valor por 30, para perceber que quantidade de açucar o seu filho consome por mês (só a partir destes cereais)
   - e se quiser saber ainda mais, multiplique por 12, para ter uma noção da quantidade de açucar que ele consome por ano... só através dos cereais. 

Esperamos que esta constatação seja suficiente para definitivamente eliminar esses produtos da sua lista de compras... para bem da saúde do seu filho, pois as consequências nefastas do consumo de açucar vão muito mais além do que o simples excesso calórico. 

Nota: imagem retirada daqui

Curiosidades
Obesidade
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password