Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Cafeína – uma ajuda na saúde do fígado
Gisela Carrilho
Cafeína – uma ajuda na saúde do fígado
23 Agosto 2013

No mundo inteiro, 70% das pessoas diagnosticadas com diabetes e obesidade têm esteatose hepática (fígado gordo). Atualmente, não existem tratamentos eficazes exceto dieta alimentar e exercício físico. De acordo com um recente estudo publicado no Hepatology o aumento da ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas com esteatose hepática não alcoólica.

Os investigadores descobriram que a cafeína estimula a metabolização dos lípidos armazenados nas células do fígado e diminuiu o chamado "fígado gordo" de ratos de laboratório alimentados com uma dieta rica em gordura. Os resultados do estudo mostraram que o consumo de cafeína equivalente a 4 chávenas de café por dia pode ser benéfico na prevenção e proteção contra a progressão da doença hepática em seres humanos.

Comentários: Atualmente, a comunidade científica está dividida sobre a toxicidade desta bebida, uma vez que os estudos experimentais e clínicos são muito contraditórios. Ainda é cedo para se tirarem conclusões definitivas e mais estudos serão necessários, mas este estudo pode ajudar a apaziguar as preocupações em relação a esta que é uma das bebidas mais consumidas do mundo.

E se quiser gozar de todos os benefícios do café lembre-se: sem açúcar e sem adoçante!


Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password