Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Café e chá – alguma relação com cancro da mama?
Núcleo de Nutrição
Café e chá – alguma relação com cancro da mama?
13 Junho 2016
Uma publicação que relata dados do estudo EPIC (European Prospective Investigation into Nutrition and Cancer) foi publicada no Breast Cancer Research e mostra-nos que relação existe entre café e chá e cancro da mama.

Subtipos de café e chá diferentes têm diferentes efeitos na saúde e na influencia no risco de cancro, parece também ser assim.

Um total de 335 060 participantes completou questionários alimentares e foram seguidas durante 10-15 anos. Em 2010 verificou-se quais das participantes tinham desenvolvido cancro da mama. Na publicação em questão foi averiguada a relação entre o cancro da mama e a ingestão total de café, café normal, descafeinado e chá.

Foram diagnosticados 1064 cancros pré-menopausa e 9134 pós-menopausa.

Café (normal, com cafeína) foi associado a um risco menor de cancro pós-menopausa. Por cada 100mL a mais de café, o risco de cancro da mama diminuiu 4%.

Não consumidoras de descafeinado foram associadas com menor risco de cancro pós-menopausa quando comparadas com consumidoras de descafeinado em pequenas quantidades. Consumidoras exclusivas de descafeinado não tiveram qualquer tipo de associação com o risco de cancro.

Café com ou sem cafeína não foi associado a nenhum tipo de cancro da mama pré-menopausa. O mesmo se passou com o chá.

Portanto, parece que o consumo de café parece ser protector para cancro da mama pós-menopausa


Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password