Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
Bagas têm capacidade anti-inflamatória e de prevenção cardiovascular
11 Abril 2012
Sabemos que as bagas (blackcurrant, groselha e oxicoco) têm uma inúmeras vantagens nutricionais, dada a sua riqueza em antioxidantes, mas segundo um estudo publicado na edição de Março 2012 do Journal of Funcional Foods, podem ter ainda mais vantagens. Segundo os autores do estudo, estas bagas foram capazes de alterar a expressão genética de compostos pró-inflamatórios.
Alguns dos compostos pró-inflamatórios que as bagas foram capazes de reduzir, estão associados a um maior risco de arteriosclerose, pelo que a sua diminuição poderá diminuir o risco desta condição, e assim diminuir o risco cardiovascular. 

Comentários: 
   - já tínhamos falado anteriormente desta capacidade dos alimentos em modular a expressão genética, activando ou silenciando genes, e contribuindo assim para a saúde ou para a doença. 
- Todas as nossas escolhas alimentares, a todo o momento, influenciam a forma como os nossos genes "comunicam". Esta é a mais recente área da Nutrição chamada Nutrigenómica, onde é possivel modular de certa forma a influencia da genética no desenvolvimento ou prevenção de doença. 
 - Através de uma análise Nutrigenética é possivel conhecer perfis de risco, e através da adequação alimentar é possível de certa forma, modular esse risco, diminuindo-o através da correcta selecção dos alimentos, ou seja, escolhendo alimentos que favoreçam a expressão genética de moléculas mais favoráveis, e diminuindo a expressão genética de moléculas mais prejudiciais.  

Nota: imagem retirada daqui


Nutrição e inflamação
Nutrigenética e Nutrigenómica
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password