Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Azeite melhora a função endotelial dos vasos sanguíneos
31 Agosto 2012

De acordo com um novo estudo (Agosto, European Journal of Clinical Nutrition), a adição de uma pequena quantidade de azeite à dieta alimentar pode melhorar a função endotelial. O endotélio é um grupo de células que revestem o interior dos vasos sanguíneos. Quando estas células não estão a funcionar corretamente pode ocorrer o endurecimento das artérias e  levar ao aparecimentos da aterosclerose.
Para o estudo duplo-cego e randonizado, foram recrutados 88 participantes com aterosclerose precoce (presença de disfunção endotelial)  dos quais 52 completaram os 4 meses .
O objetivo inicial do estudo foi  comparar o efeito de uma dose diária de 30 ml de azeite simples, com 30 ml de epigalocatequina-3-galato- EGCG (um tipo de antioxidante) sobre a função endotelial.Após os  4 meses, ambos os grupos melhoraram a função endotelial o que significa que o azeite foi tão eficaz como o EGCG.
 
Comentários:
- A suplementação com azeite é uma medida dietética fácil e económica que permite melhorar a função endotelial e, quiçá, alterar a progressão de doença aterosclerótica. Sendo o azeite a gordura de eleição da dieta mediterrânica, além de usado nos cozinhados pode e deve usá-lo por exemplo  no pão.
 EXPERIMENTEM!

Nota: Imagem retirada daqui.


Dieta mediterranica
Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password