Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Avanços científicos - obesidade
24 Outubro 2011

Albino Oliveira-Maia é um médico português que liderou uma investigação da Universidade de Duke, publicada na PLoS ONE. Esta investigação realizada em animais, tenta procurar pistas para o combate à obesidade sem necessariamente se recorrer a cirurgia.
O investigador concluiu que existe algo semelhante a um sensor no abdómen dos ratos que interfere directamente nas quantidades de açúcar que chegam ao cérebro e com o prazer que isso lhes dá. Injectando glicose na veia-porta, situada no abdómen dos animais, demonstrou-se que o seu cérebro reagia mais ao estímulo dos açúcares, libertando mais dopamina (molécula que transmite prazer) do que se a administração fosse feita, por exemplo, na veia jugular.
Este é o mecanismo pelo qual poderá vir a ser possível interferir no processo de reacção do cérebro ao açúcar e, consequentemente, poder diminuir a sensação de prazer proporcionada pela ingestão de alimentos que potencia a obesidade.

É mais um passo na investigação científica que demonstra no combate à obesidade não basta contar calorias mas também é preciso ter em conta o efeito que os alimentos têm no nosso organismo, principalmente a nível cerebral.

Comentários:
- A Dopamina é um dos neurotransmissores que são medidos utilizando o EIS-ESTECK nas consultas do Programa Emagrecer.

Nota: Imagem retirada daqui.


Obesidade
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password