Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Ausência de determinados neurónios pode conduzir à obesidade
21 Setembro 2012

De acordo com um recente estudo publicado no Journal EMBO (European Molecular Biology Organization) - a ausência de um tipo específico de neurónios no cérebro pode conduzir à obesidade e à diabetes. Contudo, o resultado depende do tipo de dieta adoptada.

A falta de neurónios AgRP - células cerebrais que desempenham um papel importante na regulação dos comportamentos alimentares - conduziram à obesidade nos animais que seguiram uma dieta regular em hidratos de carbono. Contrariamente, os animais que apresentavam défice de neurónios AgRP mas que seguiram uma dieta rica em gordura obtiveram reduzido ganho de peso corporal e melhoria paradoxal na tolerância à glicose. As diferenças observadas devem-se, assim,  à influência dos neurónios AgRP na forma como determinados orgãos (músculo, fígado e pâncreas) metabolizam e armazenam os diferentes nutrientes.
Concluindo-se que os animais com  défice de neurónios AgRP têm dificuldades  na adaptação a uma dieta com hidratos de carbono e metabolizam mais facilmente uma alimentação rica em gordura.

Comentários:
- A susceptibilidade à obesidade e outras doenças metabólicas é normalmente  associado a complexas interacções genéticas e a mudanças ambientais radicais. A descoberta deste tipo de marcadores genéticos torna-se uma mais valia nas intervenções para controlo da obesidade em pessoas que são geneticamente predispostas. No entanto, não é apenas uma questão de carga genética mas também a forma como o corpo consegue converter, utilizar e armazenar os diferentes nutrientes. Este estudo é muito importante para provar, mais uma vez, que algumas pessoas obesas não dependem apenas da sua genética mas também das suas ESCOLHAS ALIMENTARES.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrigenética e Nutrigenómica
Obesidade
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password