Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Aumento do níveis de magnésio no cérebro pode reverter perda de memória
25 Junho 2013

Cientistas do centro de aprendizagem e memória da Universidade de Tsinghua (China) investigaram o efeito do magnésio em ratos com doença de Alzheimer em estado avançado.
Os investigadores descobriram que o aumento dos níveis de magnésio no cérebro levaram a melhorias cognitivas nos ratinhos doentes.

O estudo foi publicado no Althernative Therapies, mas já em Maio no Journal of Neuroscience tinha sido publicado um estudo semelhante mas que mostrava efeitos positivos em ratos com inicio de doença de alzheimer e não com a doença já em estado avançado. O magnésio foi capaz de prevenir durante 16 meses que os ratinhos piorassem em termos cognitivos.  
A elevação dos níveis de magnésio parece proteger o cérebro da neurodegeneração. Esta elevação influencia a movimentação do cálcio, a plasticidade dos neurónios e a memória.

Enquanto novas opções terapêuticas são estudadas para prevenir e tratar a doença de Alzheimer, pelo menos podemos começar já a ingerir quantidades adequadas de magnésio. Veja aqui onde o pode encontrar.


Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password