Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Aumentar a ingestão de cálcio ou tomar suplementos não previne fracturas ósseas
Núcleo de Nutrição
Aumentar a ingestão de cálcio ou tomar suplementos não previne fracturas ósseas
02 Novembro 2015
Uma revisão publicada no BMJ, mostrou que dos estudos feitos para avaliar o efeito do aumento da ingestão de cálcio, seja apela alimentação ou através de suplementação, se retira a conclusão de que este aumento não ajudou a prevenir fracturas.

A maioria dos estudos mostrou não haver protecção pela parte do cálcio alimentar e dos suplementos e nos estudos com suplementos em que alguma relação foi encontrada, a avaliação estatística cuidada mostrou uma tendência enganosa para os suplementos.
Pelos estudos que já estão publicados, não se pode concluir que o aumento da ingestão de cálcio alimentar ou a toma de suplementos de cálcio possa prevenir fracturas.

O comentário que esta revisão nos leva a fazer está obviamente relacionado com a prevenção. O mais importante parece ser construir boas reservas ósseas de cálcio enquanto estas podem ser construídas. Algum tipo de suplementação ou aumento da ingestão de cálcio alimentar podem ser de extrema importância em idades mais jovens para permitir que mais tarde possamos usufruir dos ossos fortes que ajudamos ao longo da vida a formar.

De qualquer forma, a avaliação da vitamina D, do cálcio, estilo de vida e uma avaliação global da ingestão alimentar são sempre importantes para corrigir erros que possam estar a levar a uma mais rápida descalcificação óssea.

Nutrição para a saúde
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password