Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Antioxidante presente na casca da maçã diminui inflamação do intestino
Gisela Carrilho
Antioxidante presente na casca da maçã diminui inflamação do intestino
09 Dezembro 2011

A ingestão de antioxidantes – polifenóis – encontrados na casca da maçã podem suprimir a activação das células T e evitar o desenvolvimento de colite.

Os resultados deste estudo mostram que uma substância encontrada na casca da maçã pode suprimir a inflamação do cólon, ao antagonizar as células T inflamatórias e contribuir para o aumento da resistência contra as doenças inflamatórias do intestino. Para fazer esta descoberta, os investigadores usaram um modelo de colite quimicamente induzida em ratinhos com Dextran sulfato de sódio (DSS).

Os investigadores administraram, por via oral, uma dose placebo a um grupo e uma dose de polifenóis de maçã a outro grupo, todos os dias durante a progressão da doença.

Os resultados mostraram que o grupo tratado por via oral com polifenóis de maçã estavam protegidos contra a colite ulcerosa, apresentando menos células T activadas no cólon.

Comentários:

  • Estes resultados podem conduzir a novas terapêuticas para pessoas com doença inflamatória intestinal, como colite ulcerosa, doença de Crohn e cancro colo-rectal associado à colite.

  • Além dos benefícios nutricionais para a saúde proveniente dos nutrientes e fibras presentes na fruta que são óbvios, este estudo indica que até mesmo algo tão relativamente comum como uma maçã contém outros compostos que podem ter um valor terapêutico muito importante.

Flora intestinal e probióticos
Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password