Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Amêndoas: um lanche saciante!
Helena Santos
Amêndoas: um lanche saciante!
22 Outubro 2013

Lanches que nos mantenham sem fome bastante tempo é o que todos queremos. Seja porque estamos ocupados com actividades que não queremos interromper para comer ou porque queremos controlar a quantidade de alimentos que consumimos.

No  European Journal of Clinical Nutrition vem descrita uma investigação muito interessante que foi verificar  efeitos da ingestão de amêndoas em 137 adultos em risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Os participantes foram incluídos num de 5 grupos:
- grupo controlo que não comeu oleaginosas e sementes
- grupo que comia 40 g de amêndoas junto com o pequeno-almoço
- grupo que comia 40 g de amêndoas junto com o almoço
- grupo que comia 40 g de amêndoas como único lanche da manhã
- grupo que comia 40 g de amêndoas como único lanche da tarde

A investigação durou 4 semanas e avaliaram-se parâmetros como glicemia, apetite, peso corporal e alguns parâmetros sanguíneos em jejum.

Não houve diferenças no peso corporal entre os diferentes grupos. Os grupos das amêndoas tiveram maior controlo de apetite e a resposta glicémica melhorou principalmente nos grupos que usaram s amêndoas como lanche.

Apesar de ser um estudo curto e com pouco mais de uma centena de participantes, é um bom sinal e um incentivo para uma maior variedade nos lanches do dia-a-dia. Uma saquinha com amêndoas ao natural pode estar na gaveta da secretária ou na sua mala para que possa petiscar a meio da manhã ou da tarde e de forma equilibrada, não a(o) vão fazer engordar!.


Nutrição para a saúde
Nutrimodulation Learning
Obesidade
Oleaginosas
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password