Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Alimentação rica em gordura saturada e açúcares pode tornar o cérebro mais vulnerável à doença de Alzheimer
28 Junho 2013

Uma dieta rica em gordura saturada e açúcares pode eliminar uma substância química do cérebro (Apolipotroteina E – ApoE ) fundamental para proteger contra a doença de Alzheimer.
 
De acordo com um estudo publicado na revista Neurology JAMA uma dieta com elevado teor em gordura saturada e açúcares reduz os níveis de ApoE. A ApoE ajuda a reduzir a quantidade de proteína beta-amilóide no cérebro diminuindo , assim, a susceptibilidade para formar placas amilóides que interferem com a função neuronal. A proteína beta-amilóide quando não é removida (ligada à ApoE) torna-se tóxica.
 
Este estudo envolveu 20 idosos com níveis cognitivos dentro da normalidade e 27 idosos que tinha um comprometimento leve no pensamento, um precursor doença de Alzheimer. Os participantes tinham  em média 67 anos, e foram distribuídos aleatoriamente pelos 2 tipos de dietas contendo a mesma quantidade de calorias:
1) Elevado teor gordura saturada (> ¼ gordura total) e açúcares
2) Baixo teor em gordura saturada (<7% da gordura total) e açúcares
 
Ao fim de 4 semanas as diferentes dietas conduziram a  mudanças nas quantidades de beta amilóide e ApoE no líquido cefalorraquidiano dos participantes, sendo que uma dieta com elevado teor em gordura saturada e açucares reduziu os níveis de ApoE.
 
Comentários:
A dieta é, habitualmente,  um factor subestimado em termos de função cerebral. No entanto, é essencial para o envelhecimento saudável do cérebro.  O nosso cérebro é um órgão e por isso devemos escolher cuidadosamente as matérias primas para o seu funcionamento (pode rever aqui a entrevista dada à Antena 1, onde se explica melhor esta relação). Por isso criamos a consulta Cérebro, onde estes e outros factores são tidos em conta, com o objectivo de prevenir o declínio cognitivo e a doença de Alzheimer.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição e Cerebro
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password