Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Alimentação rica em fibra ajuda no tratamento do cancro da próstata
18 Janeiro 2013

De acordo com um estudo publicado recentemente na Cancer Prevention Research  uma alimentação rica em fibra pode ajudar a controlar a progressão do cancro de próstata em fases precoces da doença.
 
Neste estudo os investigadores alimentaram dois grupos de ratos, uns com hexafosfato de inositol (IP6), um dos principais componentes de dietas ricas em fibra e outro grupo de controlo que não recebeu o composto e monitorizaram os animais através de ressonância magnética.

Os resultados mostraram uma redução drástica no volume do tumor, devido aos efeitos antiangiogénicos do IP6. Segundo os investigadores uma alimentação com o ingrediente activo de uma dieta rica em fibras impede os tumores da próstata de criar novos vasos sanguíneos necessários para nutri-los com energia e sem esta o tumor não pode crescer.Os mecanismos possíveis para os efeitos da IP6 contra o metabolismo incluem a redução de uma proteína chamada GLUT-4, que é fundamental para o transporte de glicose.
 
Comentários:
- Os estudos  existentes até à data realçaram, consistentemente, o efeito protector  do consumo de alimentos ricos em fibra em vários tipos de cancro.
- A esta inferência  junta-se, agora,  que o consumo regular de fibra através dos frutos, vegetais leguminosas e cereais integrais podem diminuir o risco de progressão do cancro, ou seja, para além da prevenção a ingestão de fibra pode ser utilizada no tratamento do cancro, evitando a sua progressão.


Nutrição na doença
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password